quarta-feira, 26 de maio de 2010

Publicidade em São Luis - História das agências publicitárias na capital maranhense

As informações aqui apresentadas fazem parte de um estudo sobre publicidade e propaganda radiofônica em São Luis, que constam no trabalho de conclusão do meu bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís, defendido em 2009. Mas, antes de entrar no assunto achei importante destacar que durante os levantamentos desta pesquisa, tive o imenso prazer de entrevistar o cara que simplesmente foi um dos pioneiros, mais precisamente a pessoa que criou a segunda agência de publicidade na capital. O nome dele: Leonor Filho. Radialista e jornalista que começou sua carreira em 1956, na Difusora AM. Ele também foi o primeiro apresentador da televisão maranhense, com a chegada da TV Difusora. Entre outras fases de sua trajetória na mídia nacional e local, Leonor Filho trabalhou no jornal “O Estado do Maranhão”, onde escreveu por de 15 anos a coluna “Antena 1.” e na rádio Mirante AM. Ele veio a falecer no dia 12 de setembro de 2009 em São Luís. Meu último contato com Leonor ocorreu 5 meses antes de seu falecimento.


Bom! Mas a trajetória das agências publicitárias na cidade pode ser descrita da seguinte forma:
As primeiras agências publicitárias de São Luis surgem a partir da chegada do rádio no cenário local, nos anos 40. Idealizadas por profissionais do microfone, elas objetivam facilitar o contato entre os anunciantes e as rádios. E a pioneira foi a DUPISK Propaganda, montada pelo locutor e apresentador da rádio Timbira, Ruy Pisk, depois deste ter passado uma temporada no Rio de Janeiro onde conheceu modelos e metodologias de trabalho de agências cariocas. Entre os clientes da Dupisk, da época destaca-se: a empresa Francisco Aguiar Comércio e Indústria Ltda, uma das maiores anunciantes da época, que funcionava na Avenida Magalhães de Almeida, no centro da capital, negociando os mais diversos produtos no mercado atacadista, além de atuar como revendedora de automóveis.

Anos mais tarde, os também locutores da rádio Timbira, o jovem Leonor Filho e o experiente Bernardo de Almeida fundam a LFBA Propaganda (sigla referenciada às iniciais dos sócios). Como os negócios não dão certo, a sociedade é desfeita e Leonor, lança a CASCA DE COCO Publicidade, a terceira a agência a existir no mercado de São Luís.
Já nos anos 1960, surgem as agências LUK, de propriedade dos radialistas D’jar Ramos Martins e Abraão Sekeff, ambos, também da rádio Timbira e a LINK fruto da sociedade dos comunicadores da Difusora AM: José Joaquim Aragão Pinto, Sérgio Brito e Fernando Sousa (este último ainda atua no rádio como comentarista esportivo da Educadora AM).
Em 1969 a Casca de Coco, muda de nome, passando a se chamar PROMOVE Assessoria e Propaganda. Com sede no edifício duas nações no centro da cidade, foi a primeira agência da cidade a funcionar de forma organizada, contando, inclusive com estúdios para produção de peças para mídias eletrônicas. E por isso mesmo absorve contas importantes, como, por exemplo: Arpazo, Magazine Serrano, Casas Pernambucanas, Maranhão Gás Butano, Casas Vidal, as escolas de idioma: Yazigi e Icebeu, Desfile Calçados e Governo do Estado.
O aumento populacional da Ilha também contribui consideravelmente na ampliação do comércio nas mais diversas áreas, seja, por exemplo, no varejo e atacado de gêneros alimentícios, ou outras necessidades pessoais, como vestuário, cama, mesa e banho, seja também nos setores imobiliários e automotores. A chegada de novos empreendimentos ao Maranhão aquece o mercado das comunicações. É nesse cenário que em 1973 é fundada por Rodrigo Caracas, a Phocus Publicidade, situada na Avenida Alexandre Moura, região central. Considerada uma das melhores agências e produtoras do Maranhão, contando com equipamentos de última geração, já foi contemplada com várias premiações, como por exemplo, a melhor agência de propaganda do estado no ranking do Sistema Globo Maranhão em 2005 e 2006.
A partir dos 80 o número de agências em São Luis cresce consideravelmente, o que a gente pode classificvar como o início de uma segunda fase na publicidade maranhense:

Em 1982 é fundada a VCR Propaganda e Marketing, por iniciativa dos Publicitários: Vanda Maria Torres, José Carlos Sousa e Silva e Ribamar Gomes, nomes que deram origem as iniciais do nome da Empresa. Em princípio a agência se instala na Rua Osvaldo Cruz, no centro, e tem entre seus primeiro anunciantes o Hotel 4 rodas, então referência no setor hoteleiro de São Luís. Em contas públicas, a Agência teve forte presença nos governos Luiz Rocha, ainda nos anos 1980 e Roseana Sarney entre 1996 a 2000.
Também em 82, Rogério Ferreira funda a Opendoor Comunicação e Marketing. Em 2000 acontece a fusão entre a empresa e a produtora de áudio e vídeo Condor, originando a Opendoor Comunicação que passa a funcionar na Avenida Grande Oriente no Renascença I. Entre clientes pode se destacar: Jacaúna decorações, Hospital Universitário, Box Cinemas, Maranhão da Sorte, Secretariada de Fazenda do Município de São Luís, Escola Mater Dei, entre outros.
1989 surge a Mallmann Marketing, fundada por Carlos Mallmann, que logo se destaca no mercado conquistando prêmios importantes, como o Prêmio Colunistas, em 2003. Já passaram por sua responsabilidade contas de clientes como: Favo de Mel, Mota Machado, Renault, Nissan, Construtora Pereira Feitosa, Premier Hotel, Petra Construtora, Literato, MultiClínicas, NBT-Vivo e Governo do Estado do Maranhão.
1990 marca a fundação da Idéia Propaganda, fundada por Fernando Santos, Marcos Leal e Miguel Abdalla, com sede na Rua dos Abacateiros, tem em seu currículo passagem de contas do Governo do Estado, Alumar, CVRD, Cemar, Uniceuma, Marafolia, O Boticário, Chico’s Restaurante, Universidade FM, entre outras.
1992 é a vez da Quadrante, que nasce em julho, fruto de uma sociedade entre os estudantes de Designer da Universidade Federal do Maranhão: João Raposo, Júnior Ramos, Ribamar Matos e Inês Maria. Com sua sede no Renascença I, em principio realizava poucos trabalhos na arte de impressão visual para algumas empresas, mas só em 2001, a Quadrante Design se transforma de fato em Agência de Publicidade e Propaganda e abocanha uma fatia considerável dos anunciantes locais e até nacionais. A agência já foi tema de matérias em vários periódicos, como as Revistas Design Gráfico, Publish, Pronews e Embanews, jornal O Estado do Maranhão e O Imparcial. Além de ter tido trabalhos selecionados para a Bienal de Design Gráfico, promovida pela Associação de Design Gráfico (ADG) e pela publicação “Marcas Fortes” da Revista Gráfica. Em outubro de 2005, a Quadrante ocupou o 2º lugar no ranking de Agências que mais em faturaram naquele ano, segundo boletim lançado pela TV Mirante (afiliada da Rede Globo em São Luís).
Em 23 de Junho de 1994 é inaugurada a AB Propaganda e Marketing LTDA, por Dualibi Garcia (Alex Brasil) e Esmeralda Jesus Moreira Frazão, com sede no Calhau. Entre as campanhas teve grande repercussão: a Promo-Férias do (São Luís Shopping), Prêmio Competitividade (SEBRAE) e a campanha de arrecadação do IPTU 2006 da Prefeitura de Grajaú.
1996, ganha espaço no mercado a Agência Casa de Idéias, fundada por Marcelo Nicolau e Emílio Ribeiro, no Edifício Monumental, Renascença II. Figuram em seu portfólio campanhas para: Servpeças (atual Cauê), Sun Set Viagens e Turismo. Motel Le Baron, TV Difusora, SEBRAE, UEMA e TIM.
Julho de 2000 a AG 10 Propaganda entra em ação na Rua dos Mandacarus, Renascença II. Idealizada por Clóves Ribeiro, Zenaide Radaneza e Melchiades Costa, já realizou campanhas, por exemplo, ao Grupo São Braz (caninha do engenho), Coca-cola e São Luís Shopping.

Bom, e não parou por ai. Isso foi só o começo de uma história que a cada ano tem um novo capítulo com a invasão de uma nova agência no mercado publicitário da capital maranhense. E se você quiser contribuir com este histórico no cenário publicitário de São Luis, pode deixar o nome de uma nova agência local que você conhece, bem como as informações que possam ser acrescentadas, que estaremos adicionando a esta lista.


Este texto faz parte de minha tese final do curso de Publicidade e Propaganda apresentada a Faculdade São Luis que teve como tema central: A PROPAGANDA RADIOFÔNICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS FORMATOS DE ANÚNCIOS NA RÁDIO DIFUSORA FM DE SÃO LUÍS.

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