segunda-feira, 7 de abril de 2014

ELEIÇÃO NA CÂMARA DE SÃO LUIS, TODO SANTO AJUDA

Os vereadores de São Luis tem contado com a sorte e com a ajuda de todos os santos neste momento em que é discutida a antecipação para a eleição da mesa diretora da Câmara e articulação dos novos membros que comandarão a Casa no biênio 2015-2016.

Desde que o assunto entrou na pauta com a Emenda à Lei Orgânica 001/14, de autoria do vereador Marquinhos (PRB), que antecipa a eleição da nova Mesa Diretora, os parlamentares evitam explorar o tema com certo receio de que a imprensa possa influenciar negativamente a opinião pública.

Apesar de boa parte dos 31 vereadores, inicialmente se mostrar contrária a ideia, o que se viu no dia da primeira votação foi uma adesão massiva do parlamento que votou favorável a proposta, que beneficiaria diretamente ao presidente em exercício Astro de Ogum (PMN), candidatíssimo ao cargo, e contrariava a interesses do grupo do vereador Honorato Fernandes (PT), que também se articulava para comandar a Casa.

Outro fato que chamou a atenção, é que dos tantos vereadores que se diziam interessados em concorrer a presidência, como era o caso, por exemplo, de Francisco Carvalho (PSL), Ricardo Diniz (PHS), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Honorato Fernandes (PT), ninguém mais se declarou candidato no dia em que a matéria foi votada em primeiro turno e sendo aprovada por unanimidade(inclusive com o voto do próprio Honorato que fazia oposição à proposta), o efeito foi de um balde d'água fria numa fogueira. Ninguém era mais candidato a nada. Com isso, o Astro de Ogum (PMN) se garantiu como único postulante à presidência do legislativo.

Também beneficiou os vereadores, o movimento grevista dos militares. Os PMs permaneceram aquartelados no pátio da Câmara por mais de 10 dias, tempo que coincidiu com o período da votação da matéria em segundo turno que se daria 15 dias depois da primeira. Ou seja, além de ganhar tempo, os vereadores evitaram um desgaste com o assunto.

E no dia da votação em segundo turno que aconteceu nesta segunda-feira (07/04), não é que mais uma vez baixou um santo milagroso?
Logo na abertura dos trabalhos, faltou energia dento do plenário, queimando inclusive o sistema de ar-condicionado. Com isso a sessão foi suspensa por cerca de 15 minutos. Na continuidade, temendo que o pior viesse acontecer, o vereador Pavão Filho (PDT) que presidia a sessão, tratou logo de fazer inversão de pauta, ou seja, antecipou a ordem do dia, deixando o pequeno expediente para segundo plano. Assim, teve prioridade a votação da Emenda em questão. E foi só. Exatamente, quando iniciaria o segundo tempo, que seria a vez dos discursos e pronunciamento dos vereadores, eis que simplesmente, o som do plenário não mais funcionou.

Sem condições de continuar a sessão, imediatamente, o presidente Astro de Ogum (PMN) convocou os 27 vereadores presentes para uma reunião à portas fechadas, onde foi discutido sobre a nova composição para a mesa diretora. Mas qualquer semelhança poderá ser mesmo mera coincidência.
E pelas informações de bastidores, no jogo das negociações, Astro de Ogum teve que se virar parar agradar gregos e troianos. Aliás, durante a sessão desta segunda o presidente fez questão de ter aquela conversa de pé de ouvido com cada um dos vereadores, uma forma de ouvir a confirmação do apoio deles a sua eleição.

Sem concorrente, especula-se que nesta terça-feira (08/04), Astro de Ogum (PMN) seja aclamado o novo presidente do Legislativo Municipal, quando terá pela frente a missão de descascar o abacaxi deixado por Isaías Pereirinha a quem viesse lhe suceder na administração da Casa mais badalada em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário