quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEMANA SANTA: O QUE FUNCIONA EM SÃO LUIS?

Como parte da tradição católica na Semana Santa, nesta sexta-feira, 18 de abril é feriado, quando a igreja celebra a Sexta-feira da paixão, e os fiéis param para refletir sobre a vida, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo. Já no dia 21 de abril (segunda-feira), é comemorado o dia de Tiradentes. Com o feriado prolongado, o comércio e órgãos públicos alteraram a rotina de trabalho,sendo que a maioria fecha nesta quinta-feira e só retoma suas atividades na terça-feira, dia 22. Confira o funciona e o que para neste feriadão.

Confira o que abre e o que fecha durante o feriadão da Semana Santa e São Luís
O comércio abre nesta quinta-feira somente até às 14h. Os bancos funcionam normalmente.

BANCOS
Os bancos não vão abrir nos próximos dias 18 e 21, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes, informou hoje (16) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer as operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para os feriados, como as de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagas no próximo dia útil subsequente (22), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

COMÉRCIO E SUPERMERCADOS
As lojas do centro comercial de São Luís funcionam nesta quinta até às 13h, de acordo com a convenção trabalhista dos comerciários. Não haverá expediente de sexta a segunda-feira, feriado em homenagem a Tiradentes. O funcionamento volta ao normal somente na terça-feira. Os supermercados só não abrem na sexta-feira, dia 18, e no feriado de Tiradentes.

SHOPPINGS
Veja como funciona os shoppings centers de São Luís no período da Semana Santa e no feriado de Tiradentes. Dia 18 de abril: praça de alimentação – 12h às 22h; quiosques, supermercados e lojas, fechados. Brinquedos: 12h às 22h. Tiradentes (21 de abril): praça de alimentação – 12h às 22h; quiosques – 14h às 20h; lojas, 14h às 20h; supermercados – 8h às 22h.

ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS EM SÃO LUÍS
A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nesta quinta-feira (17). Com o feriado da sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes, na segunda-feira (21), o expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na terça-feira (22). Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão. Neste feriado também será mantido o funcionamento do setor de protocolo da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

PLANTÃO EM SÃO LUÍS
Durante a Semana Santa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) disponibilizará equipes para coleta de resíduos e varrição. As demandas referentes à iluminação pública serão atendidas por grupos de monitoramento. A Semosp lembra ainda que qualquer sugestão, crítica ou informação referente à iluminação pública pode ser feita pelo número 0800 284 8082.

GOVERNO DO ESTADO
A Casa Civil do Governo do Maranhão informa que será facultativo o ponto, nesta quinta-feira (17), nas secretarias e órgãos do Governo do Estado. Funcionarão somente os órgãos que prestam serviços essenciais à população, como delegacias de polícia e hospitais. Informa, também, que o expediente normal no Estado será retomado na terça-feira (22), por conta dos feriados da Sexta-Feira Santa (18) e do Dia de Tiradentes (segunda, 21).


Nenhum comentário:

Postar um comentário