terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jogada de mestre na aposentadoria do Ronaldo


No momento em que o Corinthians amarga tristes e frustrados resultados no futebol nacional e internacional, a aposentadoria do Ronaldo foi uma sacada de marketing perfeita do time na intenção promover operação abafa, levando-se em consideração que a "doença" do fenômeno, segundo especialista, não seria exclusivamente o motivo para tal atitude, como afirmava o jogador em sua coletiva.

Ao anunciar que penduraria as chuteiras, em meio a choros e lamentações, Ronaldo disse que sua briga contra a balança se daria por conta "hipotiroidismo", doença que exige o uso de hormônios, o que vai de encontro as regras antidoping. Mas de acordo com o médico gaúcho João Zanini, um especialista em doping (ao blog do Mário Marcos) o fenômeno errou feio em sua explicação sobre esse problema. Diz o médico:
- Ou o Ronaldo está enganado ou foi mal orientado. Não há qualquer proibição de fazer o tratamento. Bastaria ter enviado um relatório aos órgãos competentes, com o comprovante dos exames, e seria liberado para usar os hormônios, sem qualquer risco de antidoping.

Analisem comigo!

No ano do centenário do Corinthians (2010), quando a fiel torcida, tinha absoluta certeza que o timão daria ao menos uma alegria, acabou tendo que se contentar com um quinto lugar no Campeonato Paulista, eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América e terceiro no brasileirão. É! Mas em 2011 tudo vai ser diferente, vamos começar com o pé direito e vai ser só vitórias! Pensa a esperançosa torcida. Que nada! Logo na largada, foi a maior decepção. Com uma participação apagada no paulistão (jogando com timecos do interior) e um fiasco na Libertadores, o “campeão dos campeões” perdeu a moral para os fanáticos (que vendo já, como um replay do ano que passou), partiram com muita violência pra cima dos jogadores, sendo as maiores vítimas o lateral Roberto Carlos (que sofreu, inclusive ameaças) e o Ronaldo que acabou antecipando sua aposentadoria.

E é aí que entra em ação o marketing agressivo dos dirigentes alvinegros paulista, que com um retrospecto esdrúxulo, torcedores enfurecidos e em ano de eleição, se aproveitaram "hipotiroidismo" do jogador e armaram aí um fato midiático, usado como um tiro de misericóridia, na tentativa de conter os torcedores, induzindo-os a esquecerem essa urucubaca que ainda assombra o time.

Agora, cá pra nós, se Ronaldo já tinha dito que só se aposentaria no fim da temporada deste ano. Então porque e pra que essa antecipação emergencial? Na coletiva o jogador lembra a decisão havia sido tomada há cerca de três dias antes da consumação do fato. No mínimo estranho!

Na realidade, aposentar o Fenômeno foi a saída encontrada pelos dirigentes corintianos para driblar os torcedores e a imprensa da incompetência cavalar do elenco (incluindo o administrativo) e abafar a crise que penumbra sobre o parque São Jorge. De qualquer forma a aposentadoria do Ronaldo surtiu o efeito desejado pelos cartolas, tanto que ainda é repercutida no Brasil e no Mundo, em todos os canais de TVs, rádios, sites, blogs, impressos, etc, na boca do povo, e consequentemente rendendo mídia e dinheiro ao jogador e ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário