segunda-feira, 21 de junho de 2010

O vice da Roseana tem que ser de Saco das Almas


As cabeças pensantes do governo Roseana Saney andam, parece meio confusas, com essa tal aliança do PMBD da governadora com o PT do Lula, com relação à escolha do vice, que pelo acordo político entre as duas siglas, deve ser do partido lulista. Isso é notório diante da demora do anúncio sobre quem sucederá o João Alberto (este que vai ter que se contentar desta vez, talvez apenas com uma secretaria) na chapa roseanista. Tentam emplacar o suplente de deputado petista Washington Luis (o conhecido não sei porque cargas d'água como Macacheira), mas eles devem ser conscientes que esse cara, sem expressão popular, virá simplesmente como um zero à esquerda nesta camapanha. A propósito, perguntar não mata ninguém: mas como é que esse moço consegue votos mesmo? Deve ter o curral eleitoral dele, né? aqueles mesmo que deram míseros votinhos que o fizeram ocupar (graças ao vovô Sarney) um banquinho na Câmara Federal.
Mas aproveitando essa situação, e num momento em que partidos aliados ao insistente pedetista Jackson Lago revindicam que o vice dele (mais uma vez) deva ser do Tocantins, eu lanço aqui minha campanha: "O VICE DA ROSEANA TEM QUE SER DE SACO DAS ALMAS". E digo mais: as caracterísiticas devem ser as seguintes: ser do PT, magro velho, que tenha bigode, cabelos brancos, que não tenha papas na língua, que fale pelos cotovelos, e o mais importante: que, que além de bom ator e "miqueiro", seja capaz de chamar a atenção da mídia, com algo mais do que um simples período de greve de fome. Isso porque o governo vai precisar de alguém que esteja apto, a, se possível, morrer seco na porta do Palácio do governo Federal, quando a governadora precisar barganhar lá em Brasília para conseguir os famosos recursos para o Estado (do tipo, fundo pra erradicar a pobreza). Acho que essas caracterísitcas se adequam ao Dutra: fiel, honensto, lutador, guerreiro. Uma união que pode até render um approach publicitário desta campanha histórica do tipo: "guerreira com guerreiro fazem zigue, zigue zá".

Será se o Dutra regeitaria a um pedido desses da Roseana. Vice governador, seria uma oportunidade ímpar pro currículo do deputado Tamanco, que já passou por essa experiência quando esteve como vice-prefeito de São Luis do seu mui companheiro Jackson, mas que nunca sentou um dia sequer na cadeira de prefeito. Vai ver que dessa vez o magro velho consiga esta façanha num cargo mais elevado de governador. Será se não é este o desjo do Dutra, e o fato de ter perdido o cargo de vice pro Macacheira o tenha motivado a fazer uma das maiores aberrações de sua vida pública? Dutra planejava ficar até o dia 30 de junho em greve de fome (porque seu partido passou a apoiar Roseana), mas arregou, depois que ouviu a música dos Titãs: "o mundo é bão, Sebastião".
É bom que se diga, que em entrevista coletiva a governadora, até que foi solidária ao Petista faminto. A autoridade leonina certamente até pensou em fazer o "Viva Dutra", uma espécie de bolsa alimentação pra que nosso parlamentar não ficasse só a roupa em meio ao cobertor que o protegia naqualas noites longas no chão frio da Câmara. A posição da Roseana pode levar muitos a conjecturar que tenha passado em sua cabeça convidar o Dutra, só pra calar de vez com todo aquele clamor.

Então está lançada a Campanha: "O VICE DA ROSEANA TEM QUE SER DE SACO DAS ALMAS". E se o Dutra insistir nessa, de uma fidelidade doentia, saiba ele que muitos de seus companheiros radicais já mudaram de idéia e hoje estão muito felizes, depois que decobriram que no vento, as palavras perdem o sentido e acabam no esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário