terça-feira, 14 de setembro de 2010

Parada dura


A parada continua indigesta entre os candidatos Jackson Lago e a Roseana Sarney na disputa pelo governo do Maranhão. Melhores nas pesquisas de intenção de votos os dois (embora sob a bandeira branca da Branca) estão se comendo no horário gratuito no rádio e na TV. Um duelo de gigantes imersos em grandes podres. É um acusando a outra e a outra acusando um. É um que fez o que a outra deveria ter feito e a outra vai fazer o que nem a outra e nem um fizeram.

E a bola da vez nesta eleição foi a “grande” descoberta do gás natural em terras Maranhenses. Viram como agora o Estado é rico e grande potencial deste produto? Já encontram gás em pelo menos dois locais diferentes. E você já cavou o seu quintal pra saber se aí atrás de sua casa também não tem uma reserva? Pelo menos será uma oportunidade para colocar um balde d’água nessa fogueira dessa briga incessante pela autoria de um feito obra e graça da natureza. A Roseana garante textualmente que é dela a idéia de criar gás no Maranhão. Seguindo por outro meandro ideológico, o Jackson (pra não dizer que foi ele), apela para o povo. Criaram até o jingle: “ele é o dono do gás... o povo é o dono do gás”. Em primeira instância o eleitor pode imaginar que quem não é Ela (Roseana) é Ele (Jackon) ou numa segunda hipótese, coincidência ou não, o nome da coligação do governador cassado é exatamente: “o povo é maior”, obviamente uma referência muito oportuna ao nobre candidato pedestista.

E tem também o tal helicóptero da polícia que vai garantir definitivamente a segurança dos maranhenses. A Roseana afirma que Ela comprou o aparelho, enquanto o Jackson contesta e diz que Ele foi quem comprou (detalhe com nosso dinheiro né??? ahn-hammmmm). E tem ainda as tais casas do PAC da Camboa. O Jackson diz que entregou mil Ed tanto, já a Roseana diz que foi mentira que ele entregou só cento e tanto. O Jackson volta retirando um zero, mas alfineta que as obras estão paradas e só ele sabia como construir. A Roseana volta e condena o material usado no governo anterior ao dela. Ou seja, alguém embolsou ou está embolsando dinheiro público, nesse negócio, porque a verba vem e pelo visto não está sendo bem aplicada. E coitado do povo dali que ainda é usado para servir de chacota nas publicidades deles. Alguns são obrigados a mentir em nome de uma câmera ligada ou na esperança de que sejam ao menos lembrados dos micos que tiveram de pagar pra falar bem de um ou da outra. O caldo ta grosso!

E ainda cabem outros destaque, como por exemplo, a briga do Flávio Dino com a Roseana pelo cadáver da Dilma. Quê que é isso, gente! Foi parar na Justiça eleitoral que proibiu o Dino de se apropriar da galinha dos ovos de ouro do Lula. Portanto, batido o martelo: a Dilma é da Roseana e ponto final. É impressionante! Agora o Flávio terá que buscar um outro amuleto. Que tal o Paulo Maluf? Rárárárá.

E aqui é oportuno frisar que nesta campanha, além da Roseana, a Dilma também carrega nas costas o Lobão, seu antigo desafeto, e hoje “Lobão, meu querido amigo”, diz a Dilma nos spots do ex-ministro. Lembram que ela fez vistas grossas para que o Lula não o nomeasse ministro das Minas e Energia, feito que ela só não conseguiu, graças ao dedinho do velho Sarney? Agora cá pra nós, já viu se o Lobão não virasse ministro, também não teríamos gás.

Aliás, é impressionante como neste assunto eles tratam a natureza e o povo em geral de uma forma tão arrogante e irresponsável, talvez tendo a certeza de que estão falando para um público idiota que vive a míngua, apenas esperando a hora da morte, quando chega o salvador. Dizem que descobriram o gás, como se aquilo fosse uma fábrica que eles construíram enquanto governavam, ignorando a tão generosa mãe natureza, que até fica triste com essas descobertas. E falam sem a mínima preocupação com o futuro de nossas gerações que vão pagar caro por isso. É como, se explorar este elemento do solo terrestre fosse a coisa mais natural em nome de um pseudo enriquecimento para os nossos miseráveis. Quando na verdade esse gás vai gerar muito dinheiro nas mãos de alguns, e além de alimentar a miséria de muitos, ainda vai resultar em sérias consequências para todos. Com instinto de ganância, eles apenas falam em retirar, explorar o bem natural, sem apontar previamente as providências para conter os danos que esta ação vai causar ao nosso ecossistema.


Enfim, o ring está montado e lutadores atacam nas partes baixas. Mas eles sabem o que estão fazendo e pra quem estão fazendo. E esta é a triste realidade de nossos governamentáveis, que montados num discurso midiático, em suas teorias medíocres, encontram solução para tudo e para todos. E nessa época em que o marketing de guerrilha funciona muito bem, com o objetivo confundir a opinião pública, disparam um contra o outro suas metralhadoras, carregadas de devaneios, de hipocrisias, de mágoas e de mentiras. É farpa pra todo lado. E no meio disso tudo, o pobre eleitor vidrado, antenado, e cada vez mais confuso em descobrir quem é o menos mentiroso que vai merecer o seu voto no dia 3 de outubro. A não ser os alienados que se iludem com o inusitado mundo dos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário