quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ingerências de Gardeninha no Castelo, fato ou boato?


Numa entrevista na rádio Educadora no dia 13/07, o prefeito de São Luis, João Castelo, faltou jurar de pés juntos que sua filha, a deputada Estadual Gardeninha não interfere em sua administração, mas deixou claro o seu desejo que ela o fizesse. O prefeito, inclusive usou um certo tom de ironia, ao afirmar que "sinceramente, até que eu gostaria que ela (a Gadeninha) fizesse isso", alegando que a mesma é jovem e, e como sua filha,tinha por direito de auxiliar o pai em suas decisões dentro da prefeitura.
Pelo ar estranho do prefeito, dava para ver um homem incerto em sua resposta, com um aparente temor de falar em público sobre a suposta ingerência da filha dentro do seu governo, como especula a imprensa local, ou mesmo como se pode constatar em depoimentos de pessoas que assumem que tiveram um "dedinho" da deputada em questão para resolver "probleminhas" de responsabilidade da prefeitura.
O que dizer, por exemplo da intereferência que teria tido a deputada como mediadora na greve dos agentes de trânsito, que durou um bom tempo, até que uma suposta reunião entre representantes da categoria e a parlamentar colocaria um ponto final no movimento paredista? Certa diretora de escola da rede muncipal(para justificar sua intimidade com o grupo administrativo) dizia abertamente que consegiu a vaga na determinada Unidade de Ensino porque seria amiga da Gadeninha e que a mesma havia lhe colocado por lá. Durante uma reclamação de ouvinte sobre algo errado em sua comunidade, e que o mesmo já tinha se dirigido várias vezes ao setor responsável da prefeitura, mas sempre sem êxito, um apresentador de rádio da capital tomava para si a responsabilidade de levar o problema à deputada, garantindo que ela o resolveria em pouco tempo. Os próprios ouvintes de rádio AM afirmam constantemente no ar que já procuraram a filha do prefeito, e uns até chegam a delatar que graças a ela, teve a solução para determinados problemas de ordem municipal. Isso, sem falar na instabilidade administrativa, com as sucessivas quedas de Secretários, desde o início do governo Castelo, a começar pela vice-prefeita, Helena Duailibe, da pasta da Saúde (essa vice, me lembra o Dutra quando foi vice de Jackson nesta mesma prefeitura, nunca foi prefeito um dia)ou o Moacy Feitosa da Educação (assim como a primeira, este parecia secretário de araque). Segundo fontes e tantas palavras ao vento por ai, o veridito final nessas Secretarias, seria da nobre deputada, filha do Senhor Castelo, e que ela ditaria as regras do "quem vai", do "quem fica" e do "quem vai fazer o que" e do "como, onde e com o que fazer".
Bom, é um direito do Senhor Prefeito dizer que sua administração não sofre ingerência da filha, a deputada Estadual, Gardeninha, ou numa tentativa de passar o caso a limpo, usar expressões do tipo, que gostaria que ela interferisse mesmo por conta de sua competência. Agora, cá pra nós, com tantas evidendências (que não param por ai), pode-se realmente acreditar naquilo que o nosso nobre Prefeito insiste em afirmar, numa tentativa de tapar o sol com a peneira? Aliás outra pergunta: quem foi eleito com a confiança do povo para administrar a cidade: João Castelo ou Gardênia Castelo? Perguntas que esse mesmo povo (diferente do polvo Paul que acertou todos os resultados na Copa da Africa) pode avaliar e tirar suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário