quarta-feira, 21 de julho de 2010

Educação do Maranhão: Vergonha Nacional


Que bela notícia nossos políticos tiveram nesta semana, em que o Inep divulga uma lista apontando as 20 piores Escolas do Brasil, onde só o Maranhão é dententor de 5 delas, ou seja, o campeão neste ranking de irresponsabilidades de nossos gestores.
De acordo com os dados do Enem 2009, divulgados pelo Ministério da Educação os cinco estabelecimentos modelos da rede estadual de ensino nesta lita de horrores, são os seguintes, pela ordem: Centro de Ensino Vicente Maia, São Luís (3ª pior); Centro de Ensino Profª Juvenilia Soares Sousa, Buriticupu (4ª pior); Centro de Ensino Cristino Pimenta – Anexo II, Bacuri (9ª pior); Centro de Ensino Livino de Sousa Resende – Anexo, Itaipava do Grajaú (12ª pior); e Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, São Luís (18ª pior).

Bonito mesmo só para os nossos governantes, que, embora esta seja a principal bandeira de seus míseros discursos de todo ano eleitoral, na verdade, ao se apossarem do poder, simplesmente passam a tratar a educação de nossa gente como um lixo, desrespeitando alunos, desvalorizando educadores, pisoteando os contribuintes, e dando banana à sociedade.
Aliás, essa realidade de descaso com a educação está estamapada aqui em São Luis, onde os professores da rede municipal estão de greve há mais de 60 dias, porque exigem um reajuste de 25,5%, percentual este referente ao repasse do Fundeb que seria incorporado ao salário do corpo docente, mas o prefeito João Castelo, tem se negando a repassar o que é de direto à categoria. O resultado está ai, alunos prejudicados, a prefeitura irredutível, avisando que não vai ressarcir as perdas dos professores nem que a vaca tussa e a secretaria Suely Tonial fiscalizando as escolas no sentido penalizar aos grevistas com o corte do ponto. Nada diferente do tratamento que recebe a educação em nível de Maranhão, que nos rendeu esse vergonhoso título de termos as piores escolas do Brasil.

E esses dados do Inep, certamente serão um prato cheio para aqueles que já estiveram, ou que estão tendo a oportunidade de mudar esses indicadores, e que só não o fizeram ou não o fazem, porque é muito melhor cultivar a ignorância da população a ter que elevar o conhecimento dessa gente, construindo-se uma população mais consiente. E ai veremos o ex-governador Zé Reinaldo com o belo discurso que conseguiu implantar o ensino médio em todos os 217 muncípios do Estado, coisa que a oligarquia nunca o fez em mais de 40 anos de domínio. Aí vem o governador cassado, Jackson Lago dizer, que gantiu a eficiência do ensino implantado pelo seu antessessor e que só não consegiu mudar porque foi lhe tirado o mandato. Ai vem a atual governadora, Roseana Sarney completar o discurso, esse resultado ai foi fruto da incompetência daqueles que me sucederam e maquearam a educação do meu Estado.
E ai vão vim as novas metas, mais um rol de propostas das mais indecorosas possíveis, que só idiota pra acreditar.
Por isso, é melhor mesmo que se mantanham a educação no nível que ai está para que se tenha sempre os famosos discursos de mudanças, que encantam aos ouvidos dos incautos.
Ah!! E pra que investir em educação??? Educar pra que? Só pra criar cobra pra depois nos engolir, sussurram entre si os nossos candidatos. Temos é que continuar investindo em nossa fábrica de fazer voto. E quanto a esses dados? Ah! Isso é marketing. Pelo menos estão falando do Maranhão. Falem mal, mas falem de mim. E deixa que do dinheiro dela eu sei onde e qm que aplicar.
Essa é a Educação do Maranhão, vergonha nacional, mas que vale tudo para tê-la nas mãos.

E para quem não comunga com essa coisa ridícula que estamos tendo o desprazer de acompanhar, nos resta como consolo o trecho da música "Perfeição" de Renato Russo: "Vamos celebrar a aberração/ De toda a nossa falta De bom senso/ Nosso descaso por educação/ Vamos celebrar o horror De tudo isto Com festa, velório e caixão/ Tá tudo morto e enterrado agora...". Fazer o que né amigos? Só lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário