segunda-feira, 19 de julho de 2010

O RÁDIO NO MARANHÃO - DO SURGIMENTO AOS NOSSOS DIAS


Embora correntes afirmem que a primeira transmissão de rádio no Brasil tenha ocorrido em 1919 em Recife, com a rádio Clube (até hoje no ar), a história registra que a irradiação radiofônica Oficial tupiniquim ocorreu em 7 de setembro de 1922 com as festividades, no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da independência do Brasil, fato este que culminaria no ano seguinte com a inauguração da rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira do Brasil (idealizada por Roquett Pinto e Henrique Morize).
E assim como em nível de Brasil, a história radiofônica no Maranhão também tem nuances. A radiodifusão maranhense começa com as esperiências da rádio Sociedade Maranhense, idealizada por um cara chamado Joaquim Moreira Alves dos Santos, o Nhozinho Santos (nome que batiza o estádio municipal de São Luis), mas a primeira emissora a funcionar legalmente na capital foi a Difusora, inaugurada em 15 de agosto de 1940 pelo interventor Paulo Ramos. Vale frisar, que esta Difusora (que não é a mesma emissora atualmente da família Lobão), quatro ano mais tarde veio a se chamar Timbira (emissora Oficial do Estado, operando em 1290 kHz), por conta de um contrato de arrendamento feito por Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados e do maior conglomerado de veículos de comunicação do País, entre rádios e jornais, e que mais tarde viria a introduzir no Brasil a primeira Televisão, a Tupi do Rio.

Cerca de sete anos depois da primeira estação maranhense, outras emissoras são inauguradas em São Luís. A segunda é a rádio Ribamar (hoje rádio Capital AM controlada pelo deputado federal Roberto Rocha), operando em 1180 kHz, que iniciava suas atividades em 1947;
em 1955, entrava no ar a rádio Difusora AM (680), dos irmãos Bacelar (hoje em poder do senador Edson Lobão e arrendada para a igreja Universal do Reino de Deus);
em 1962 é inaugurada a rádio Gurupi do grupo Diários Associados (hoje rádio São Luís - 1340 kHz - do grupo Zildeni Falcão);
12 de junho de 1966 marca a chegada da rádio Educadora AM - 560 kHz - aos receptores dos maranhenses, de iniciativa da arquidiocese de São Luís e que traz em seu diferencial a ideologia de ser um canal de comunicação voltado para o homem do campo, em defesa dos menos favorecidos;
e em maio de 1988 entra no ar a rádio Mirante AM - 600 kHz, do grupo de comunicação pertencente à família Sarney.

Já no cenário das Frequências Moduladas, o Maranhão conhece o gênero no ano de 1979, quando era inaugurada a Difusora FM - 94,3 mHz, mais precisamente no dia 22 de agosto.
A segunda emissora neste segmento é a Mirante FM 96,1 que vai ao ar em 08 de novembro de 1981.
A rádio Cidade FM 99,1 mHz - fundada em 08 de setembro de 1983, nascia como mais um veículo de grupo de comunicação Vieira da Silva, que se junta à rádio Ribamar AM e TV Cidade.
A Universidade FM 106,9 mHz - é a quarta emissora a se instalar na capital maranhense, indo ao ar pela primeira vez em 21 de outubro de 1986. Idealizada para ser um veículo-laborátorio da UFMA, tendo como público alvo o alunado da instituição, tornou-se na verdade uma rádio competitiva no mercado, tendo boa aceitação também nos públicos alternativos que amam a boa música popular brasileira e maranhense.
Depois surgiram as Rádios: São Luís FM - 102,5 - mHz, do Grupo Zildeni Falcão, que à época já possuía a São Luís AM. Hoje retransmite a programação da rede Jovem Pan Sat 1 de São Paulo.
A Esperança, inaugurada em 1990 - 100,9 mHz - se destaca como a primeira emissora, do segmento gospel no Maranhão.
Já no final dos anos 90, surge a "Mais FM" - 99,9 mHz do grupo Nagib Haickel, esta, lançada com estilo de rádio popular, tendo em seu primeiro momento grande repercussão por sua retransmissão da rede SomZoom Sat de Fortaleza no Ceará, emissora especializada no estilo forró. Mais tarde é arrenda pela Alegria Produção do radialista Léo Felipe e mantém sua programação voltada ao segmento da música popular.
E fechando este cenário, a rádio União 105,5 mHz(arrendada a Igreja Universal com a sua rede Aleluia) e mais recente, a 92 FM, ambas também do grupo Nagib Haickel. A última também tendo seus equipamentos arrendados por um grupo de evangélicos que mantém no ar uma programação gospel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário