quarta-feira, 26 de março de 2014

ALERTA MÁXIMO: GASOLINA VAI SUBIR AINDA MAIS, GARANTE SINDICATO DOS REVENDEDORES

Se o consumidor de São luís ainda está chorando com a elevação no preço dos combustíveis, pois prepare o bolso, que este é apenas princípio das dores. O pior está por vir.

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (26/03), o presidente do Sindicato dos Combustíveis do Maranhão, Orlando Santos, alertou que o produto deverá sofrer novos reajustes no período antes e pós Copa do Mundo. Os aumentos previstos intitulados por Ele como "presentes" do governo federal aos consumidores será autorizada em breve pelo Palácio do Planalto.
"Podem esperar que antes da Copa vocês terão um presente do governo. Não tenho a menor dúvida disso! Antes da Copa e após a Copa. Eu não sei dizer o percentual, mas pelo que se especula no mercado, não se espera menos de 7%. Entre 7 a 9%", alertou Orlando.
Na entrevista o Sindicalista defendeu como necessário o recente aumento no preço do produto, ao qual ainda classificou de "irrisório" e responsabilizou os governos federal e estadual pela alta carga tributária. Orlando Santos também apresentou uma tabela demonstrando como os percentuais da gasolina, etanol e diesel comum são tributados ao preço dos combustíveis. Os percentuais da gasolina, por exemplo correspondem a: 36,94% (para refinaria), 12,15% (valor da mistura do etanol), 7,27% (para o Governo Federal- PIS-Cofins), 27% (para o Governo Estadual (ICMS) e 16,64% (distribuidora, fretes e revenda), totalizando 83,36% de tributação.
Além disso, o revendedor ainda recolhe o INSS, o FGTS, o Imposto de Renda, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, paga salários dos funcionários, energia, água e esgoto, a TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização) e outras despesas, o que são repassados ao consumidor. "O que sobra para o revendedor? Em média 16% para fazer todo o processo de logística, de investimento e retirar a devolução do seu capital investido", lamentou o sindicalista. Sobre a equiparação de preços em praticamente todos os postos, Orlando descartou a possibilidade de cartelização de preços, afirmando que o mercado é livre e o tabelamento dos mesmos fica por conta de cada dono de posto.

PROTESTOS

Também nesta quarta, durante a noite um grupo de motoristas organizado através das redes sociais decidiu realizar manifestos contra o aumento da gasolina. Como protesto, os consumidores decidiram fazer fila em frente a dois postos (Forquilha e Vinhais) para abastecer os carros com R$ 0,50 (o valor médio do aumento) e exigir a Nota Fiscal aos frentistas. A intenção é que ao formar longas filas, os motoristas acabam fechando as Avenidas onde os postos estão localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário