domingo, 16 de março de 2014

ROSE SALES DEFENDE MAIS PARTICIPAÇÃO DA MULHER NAS DECISÕES DO PAÍS

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado no último dia 08 de maço, a vereadora Rose Sales (PC do B) defendeu na Câmara Municipal de São Luis que a mulher precisa ocupar mais espaços, tanto nas instâncias privadas como na política.
Embora reconheça que, de um modo geral, a mulher tem mostrado a sua força, ocupando cargos em todas as esferas, para a parlamentar isso ainda é pouco. "A mulher precisa se reconhecer e se posicionar na sociedade e com empoderamento devido de ser mulher. Nós precisamos de mulher realmente atuante, mulher protagonista da sua historia e protagonista por uma sociedade melhor. Hoje estamos num país onde a participação da mulher nos espaços de poder, não só em cargos eletivos, mas também em cargos de gestão pública cresceu bastante, mas ainda falta muito.", ressaltou a parlamentar.

Rose Sales lamentou pela pequena participação feminina nas decisões do país, onde na Câmara Federal e no Senado, a presença da mulher ainda é tímida, se comparado a quantidade de municípios brasileiros. Ela pede por igualdade do gênero também no mercado de trabalho. "Nós temos uma Câmara de deputados eminentemente masculina, com apenas cerca de 9% de mulheres. No senado apenas 10% e o Brasil tem mais de 5.500 municípios. O cenário atual se qualificou pela politização da mulher, pelo engajamento dela nessas lutas, mas nós temos muito ainda que avançar nos espaços de mercado de trabalho, com a valorização, garantias iguais e maior participação nas decisões do país", acrescentou.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas Federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, são apenas oito senadoras das 81 vagas, o que representa menos de 10% do total.

Na quarta-feira (12/03) foi realizado na Câmara o Painel: “O Papel do Parlamento na Construção de uma Política para Mulheres”, de autoria do vereador Ricardo Diniz (PHS), presidido por Rose Sales. Ela defende a criação da Secretaria Municipal da Mulher, como parte de uma política concreta para a Mulher ludovicense. "Aqui em São Luís nós precisamos avançar de uma coordenadoria municipal da mulher para uma Secretaria Municipal da Mulher porque a política para a mulher tem que existir concretamente de forma transversal a todas as demais politicas públicas", destacou a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário