segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As aberrações da propaganda eleitoral



Rapaz, quanta aberração neste início de campanha política, no horário eleitoral no rádio e na TV, viu!?!?!?! Tem gente prometendo absurdos! E as asneiras??
Tem candidato dizendo, por exemplo, que vai garantir salários para universitários. Humm!! Salário pra universitário??? Só faltava esse!! Quer dizer, ser universitário vai virar profissão! Imaginem a disputa, como vai ficar acirradíssima por uma vaga na Ufma e na Uema. E ninguém mais vai querer sair dos campi, claro, ninguém vai abrir mao de seu salário. Alias, vai ser preciso editar uma lei acabando com o jubilado. Depois vai vim outro mais maluco ainda e estabelece aposentadoria aos universitários. Beleza, né? Até eu vou entrar nessa!!
E no horário eleitoral tem gente dizendo que vai obrigar governo e prefeitura a dá um notebook a todos os professores da rede pública. Quer dizer, se os governos já estão se lixando pra greve de educador, e pra alunos sem aula (afinal, pra eles é melhor assim), agora basta um notebook e prefeito (a) e governador (a) não terá mais obrigação nenhuma com esta classe. Nada mais de reivindicação por melhores condições salariais, viu, amiguinhos! De duas uma: ou o cara ta pensando que todo mundo é burro ou ele é que é burro em excesso.
E ai tem candidatos para todos os fins específicos. Têm os das regiões, da educação, os da segurança, os da saúde, os da educação, e da educação com trabalho, os do esporte isolado ou misturado com juventude, tem os da mulher, da criança e do adolescente e por incrível que pareça, não tem ninguém que queira defender os direitos do homem.
E por falar em defender menor, tem uma candidata que diz que vai cuidar da criança e adolescente do nosso Estado. – Defenderei a criança e o adolescente, diz a candidata, como se fosse só isso o papel de um parlamentar. Ai é moleza, depois de eleitos, cada qual no seu cada qual. – Vamos votar o salário dos policiais. – Ah não, isso não é comigo, fui eleito só pra cuidar dos direitos da criança ou dos problemas de minha região, e por ai vai.
A propósito, da proposta da candidata de querer cuidar das crianças e adolescentes, até imaginei, ela, depois de eleita construindo uma espécie de creche-abrigo colossal. Imaginei os semáforos da capital, finalmente vazios, sem aquela galera que risca nossos carros, se a gente não der 50 centavos. Que maravilha, né?
Ainda falando neste assunto de menores, achei intrigante o discurso de um candidato a reeleição a estadual. Ao relatar sobre seu “brilhante currículo”, dava ênfase ao seu trabalho na relatoria da CPI da pedofilia, quando, na realidade, fez vistas grossas ao caso, chegando, inclusive, por muitas vezes, deixar de comparecer as sessões da comissão. Aí que é muita cara de pau, querer a essa altura do campeonato se beneficiar de algo que esteve lá somente pra se promover e não com a intenção de procurar resolver o problema, de fato.
E tem gente, que por falta do que dizer, ou mesmo por não ter proposta para apresentar, vai lá e lê uma passagem da bíblia, numa tentativa de transferir para si os efeitos das palavras do mestre. Foi o caso de uma evangélica, que usou o horário para o seguinte discurso: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Ah ta! A verdade aqui seria ela?
São coisas de aspirantes a uma vaga no legislativo. Neste momento vale tudo. Depois que chegam lá, já era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário