sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O pai do shopping do cidadão


E olha que acompanhar aos programas eleitorais no rádio e na TV também é cultura. Se aprende tanta coisa... Quando que eu ia saber quem é o pai do shopping do cidadão?
Os shopping centers tem sua origem no Grande Bazaar de Isfahan, atual Irã, construído no século X a.C. Este modelo de comércio inspirou o Oxford Covered Market aberto oficialmente na Inglaterra em 1774, e existe até os dias atuais.
Os Estados Unidos vieram a ter o seu o primeiro shopping center em 1828 e a Itália, na década de 1860.
No Brasil, os shoppings pioneiros foram inaugurados na década de 1960: Shopping do Méier, no Rio de Janeiro e o Shopping Iguatemi, em São Paulo.

E no Maranhão? Ouvindo a propaganda eleitoral no rádio descobri que o pai deste modelo de empreendimento para o cidadão chama-se: Luciano Moreira. E eu vou continuar acompanhando esses programas porque agora saber quem é a mãe deste tal shopping do cidadão, por sinal, que o pai se esqueceu de dizer, que o seu filho adotou outro nome há muito tempo. Então vamos lembrar ao eleitor mais novo que há anos é chamado de Viva Cidadão, com funcionamento no bairro do João Paulo e na beira-mar. É que o pai anda meio esquecido, sabe como é a idade, né gente? Perdoe esta alma!
Ah, mas juro que ainda quero ouvir o depoimento da mãe, com todo o carinho, dizendo que o “shopping do cidadão” ou “viva cidadão” foi gerado em suas entranhas no dia tal, ano tal, etc e tal e tudo mais.

Depois que eu souber quem é a mãe, vou aprofundar ainda mais meu estudo para descobrir quem são os pais do Tropical, Monumental, Colossal, Colonial, São Luis e Rio Anil, entre outros shoppings desta cidade. Então parabéns pro papai!!! Esses políticos sabem tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário